sexta-feira, 9 de maio de 2008

O Vestibulando e a Atividade Física

A atividade física tem assumido um papel cada vez mais importante em nossa sociedade. Cresce a cada dia o número de indivíduos que se matriculam em academias em busca de benefícios para a saúde, melhora do condicionamento físico, combate ao estresse e também para diminuir as gordurinhas e aumentar os músculos.

Mas, e para o aluno de cursinho, qual seria a atividade física mais adequada? Qual o melhor horário do dia para realizá-la? Qual a freqüência semanal necessária para adquirir os benefícios?

Quando analisamos os resultados preliminares de estudos sobre estresse, ansiedade e depressão, observamos que o exercício físico promove a liberação de endorfinas, que são substâncias produzidas pelo corpo que melhoram o humor e aliviam a dor, reduzindo os níveis de cortisol sanguíneo, um tipo de hormônio produzido por nosso organismo e associado ao estresse e à depressão. Nesses estudos, os pesquisadores concluíram que o exercício físico dá um forte impulso à auto-estima, pois proporciona ao indivíduo sensações de satisfação e autonomia. Os pesquisadores não conseguiram estabelecer uma relação causal direta entre exercício físico e melhoria do humor. Contudo, a hipótese mais credenciada é a de que o efeito principal de uma atividade física regular – resultando em alto nível cardiorrespiratório – gera benefícios psicológicos fundamentais para a vida cotidiana, que se traduzem em melhora do humor, auto-estima, autoconfiança e funcionalidade cognitiva.

Outro ponto a ser abordado refere-se ao ritmo biológico. Os seres humanos são dotados de vários ritmos diários, que controlam funções fisiológicas e o desempenho, os quais são conhecidos como ritmo biológico ou ritmos circadianos.

Em atletas, os ritmos biológicos têm sido estimados freqüentemente pela análise da temperatura corporal ao longo do dia. Ao comparar a temperatura corporal com outras variáveis fisiológicas (como freqüência cardíaca, pressão arterial, cortisol, adrenalina, noradrenalina e ciclo vigília-sono, entre outros), pode ser estimado qual o melhor horário para o desenvolvimento do treinamento, além da melhor adaptação à mudança de fuso horário em competições realizadas em outros países. Sabe-se que a temperatura corporal mínima ocorre por volta das 4:00h e apresenta seus valores maiores por volta das 18:00h. Também apresenta pequena queda após o almoço, possivelmente devido ao redirecionamento sanguíneo para absorção dos nutrientes.

Como cada um de nós possui seu próprio ritmo biológico, é natural que existam variações em relação ao desempenho. Existem aqueles que se sentem melhor ao realizar a atividade após o almoço, outros no fim do dia e alguns até de manhã, antes da aula. Entretanto, como aqui a performance é secundária, o mais importante é a organização da atividade física em relação aos estudos

Entretanto, como aqui a performance é secundária, o mais importante é a organização da atividade física em relação aos estudos.

Em primeiro lugar, divida as matérias em graus de dificuldade de estudo. Escolha um dia onde predominem matérias com menor grau de dificuldade, assim você poderá dedicar-se à atividade física sem a preocupação de não estar estudando. Organize o seu tempo para realizar a atividade física pelo menos 3 vezes por semana, com um intervalo de descanso entre elas. Outro ponto importante é o local onde irá realizar a atividade. Recomendaríamos atividades ao ar livre, mas também é importante o tempo total, somando-se o deslocamento até o local da atividade e a realização do exercício. Estabeleça uma hora de treinamento, incluindo aquecimento, parte principal e volta à calma. Dê preferência a exercícios aeróbios (bicicleta, caminhada, corrida ou natação), mas, antes de qualquer coisa, que seja uma atividade prazerosa. Enfim, comece logo, pois os efeitos mais efetivos demoram um pouco a aparecer, mas quando surgem, as diferenças são notáveis!

2 comentários:

LEÃO METAL disse...

Boa André!
Fizeste este artigo pensando em mim, vai dizer?
Até sábado!

Abraços

Vinícius.

André Gil disse...

Não só em você, mas como em vários outros que podem usufruir de boas informações.

Abração