quarta-feira, 7 de maio de 2008

O Coração e a Atividade Física


Papel do exercício na saúde do coração

A perda de elasticidade das artérias (PEA) é inerente ao processo de envelhecimento e também uma conseqüência de muitas doenças, como o diabetes, arteriosclerose (entupimento parcial ou total das artérias) e o comprometimento dos rins. A PEA também aumenta o risco de doenças cardiovasculares, como o enfarto do miocárdio (músculo cardíaco), a insuficiência cardíaca (quando o coração não consegue bombear de forma eficaz o sangue pelo corpo), além de outras doenças, como o Acidente Vascular Cerebral (derrame) e doenças renais.
Há vários fatores que contribuem para a PEA:
• Níveis elevados de colesterol ruim, como o LDL
• Diabetes;
• Doenças Crônicas Renais;
• Níveis elevados de sal na alimentação.
O que devemos fazer para reduzir a PEA?
Existe uma série de estratégias que podem ser adotadas para diminuir a PEA e muitas delas estão relacionadas à mudanças no estilo de vida. Reduzir o sobrepeso, fazer exercício, consumir menos e/ou evitar alimentos ricos em sal. Este último, aliás, vem sendo apontado com um fator que contribui bastante para a PEA.
A boa notícia para os corredores é que os estudos mostram claramente uma influência muito positiva da prática da caminhada e da corrida na saúde das artérias. E o melhor de tudo é que apenas três sessões semanais de 40 minutos e em baixa intensidade (70 a 75% da Freqüência Cardíaca Máxima) já proporcionam ótimos resultados para a saúde das artérias. Lembro, porém, que a PEA ocorre mesmo em pessoas saudáveis e sem problemas cardiovasculares. Portanto, a caminhada, a corrida ou uma combinação entre essas duas atividades é uma arma poderosa no combate ao endurecimento das artérias, o que pode nos poupar de uma série de problemas de saúde no futuro.Para finalizar, volto a ressaltar que antes de iniciar um programa de atividade física é preciso procurar um médico, fazer os exames necessários e exercitar-se com segurança.

Nenhum comentário: