segunda-feira, 12 de maio de 2008

Alguns Conceitos

Aeróbico: ou Aeróbio. Que utiliza ou vive na presença de oxigênio. Diz-se das
atividades que são realizadas com energia produzida pelo metabolismo aeróbico (oxidação dos substratos alimentares – carboidratos e gordura, principalmente).Quando a fonte energética para o trabalho muscular não requer a presença de oxigênio, é referida como anaeróbica (ou sem oxigênio) e é própria de atividades de alta intensidade e curta duração.

Aptidão Cardiorrespiratória: Também referida como resistência aeróbica ou geral. É um dos componentes da aptidão física relacionada à saúde, refletindo a capacidade dos sistemas respiratório e cardiocirculatório de fornecerem oxigênio para os músculos em exercício. É a capacidade associada com a realização de esforços de longa duração, sem fadiga prematura.

Aptidão Física Relacionada à Saúde: Inclui os componentes da aptidão física que estão associados com a promoção da saúde ou a prevenção de doenças, e com um melhor desempenho nas atividades diárias. Inclui os componentes: aptidão cardiorrespiratória, força e resistência muscular, flexibilidade e composição corporal.

Aptidão Física: Aptidão física é um conceito multidimensional que reflete um conjunto de características que as pessoas tem ou desenvolvem, e que estão relacionadas com a capacidade que um indivíduo tem para realizar atividades físicas. Pode ser classificada em aptidão física relacionada à performance e aptidão física relacionada à saúde.

Atividade Física: Por atividade física entende-se todas as formas de movimentação corporal, com gasto energético acima dos níveis de repouso (Caspersen et al., 1985). Inclui exercícios físicos e esportes, deslocamentos, atividades laborais, afazeres domésticos e outras atividades físicas no lazer. É importante destacar que a atividade física do ser humano tem características e determinantes de ordem biológica e cultural, igualmente significativas nas escolhas e nos benefícios derivados desse comportamento.

Estilo de Vida: O estilo de vida representa o conjunto de ações cotidianas que reflete as atitudes e valores das pessoas. Estes hábitos e ações conscientes estão associados à percepção de qualidade de vida do indivíduo. Os componentes do estilo de vida podem mudar ao longo dos anos, mas isso só acontece se a pessoa conscientemente enxergar algum valor em algum comportamento que deva incluir ou excluir, além de perceber-se como capaz de realizar as mudanças pretendidas.

Exercício Físico: Representa uma das formas de atividade física, planejada, sistemática e repetitiva, que tem por objetivo a manutenção, desenvolvimento ou recuperação de um ou mais componentes da aptidão física.

Qualidade de Vida: Condição humana que reflete um conjunto de parâmetros
individuais, sócio-culturais e ambientais que caracterizam as condições em que vive o ser humano (Nahas, 1997). Gill & Feinstein (1994) e Argyle (1996), definem qualidade de vida como uma percepção individual relativa às condições de saúde e a outros aspectos gerais da vida pessoal.

Nenhum comentário: