domingo, 4 de maio de 2008

Dormir!! Excelente pedida!

O sono é considerado a base sobre a qual está calcada toda a atividade física. É ele também o elemento primordial para todas as pessoas, independente de suas profissões, porque é vida. As pessoas envolvidas com uma atividade física sistemática têm a obrigação ainda maior de ter um
sono profundo, deve-se ao menos acrescentar uma hora a mais, visando repousar totalmente, absorvendo e assimilando o esforço realizado durante o dia.
Há algum tempo temos um problema em nossa sociedade, que colocou o homem em tal nível de competitividade, elevando o sono ao posto de obstáculo, ou seja, dormir virou sinônimo de pura perda de tempo.
As necessidades específicas do sono são individuais, mas, em geral, todos precisam dormir oito horas por dia. Há quem precise de mais horas para manter-se entusiasmado, feliz, disposto, e há os que se contentam com sete horas de sono, já que esta é uma questão fisiológica. Embora o
organismo se adapte às poucas horas de sono de algumas pessoas (5 ou 6 h) ele cobra um alto preço, considerando-se que você estará no "negativo" com ele, e ele cobrará juros altíssimos, maiores do que os que você paga a um banco. Para quem obedece ao relógio-padrão, as janelas favoráveis à aquisição de novos conhecimentos duram em média 11 horas por dia, 20% a mais do que as pessoas que dormem 5 h por noite. Para completar, com menos de 8 h, 90% das pessoas não conseguem fazer o uso devido da capacidade de armazenamento das informações no cérebro à noite, prejudicando desta maneira a memória.
A pessoa que rompe seus limites está numa situação perigosa, não sente dor, não sente cansaço, não sente nada. O cérebro a coloca em estado de alerta e ela rende. Nos casos em que as pessoas passam a noite acordadas e trabalham no dia seguinte, pensando estar super em forma, na verdade estão prejudicando seu organismo e envelhecendo aceleradamente.
É importante que a pessoa perceba que está sendo levada por uma motivação extraordinária, movida às químicas do organismo, mas que, se ficar quieta num lugar, vai automaticamente dormir, porque seu organismo está pedindo isso.
É comum acontecer de a pessoa criar um hábito e passar a operar a partir desse hábito como se ele fosse uma necessidade natural, só que essa pessoa está acelerando seu envelhecimento sem saber. Normalmente, as pessoas que dormem pouco têm cabelos brancos prematuramente.
O sono é um diálogo interno, uma conversa da pessoa com ela mesma. O que precisamos é descobrir o que fazer para atingir certo grau de excelência no sono, que vai permitir um grau de excelência na vida, bem como, uma boa saúde.
Procure notar se você acorda exuberante, pronto para enfrentar o dia, ou se já abre os olhos mal-humorados (o humor é um indicador de saúde por excelência), sem vontade de abrir as cortinas para ver o sol. O sono é, sem dúvida, o momento mais importante de restauro de toda a
máquina humana.
As pessoas jovens necessitam de, no mínimo, dez horas de sono. Se praticar esportes ageradamente, essa necessidade sobe para doze horas. Nos dias de hoje o débito na quantidade de sono é espantosa, afetando diretamente a sua memória. Isso porque, nessa fase, o jovem adquire exacerbada quantidade de informações, as quais dependem de
um sono profundo que fixe esse aprendizado utilizando-se dos essenciais aminoácidos que se encontram na alimentação, que no caso dos jovens, deve ser rica em proteínas. Além disso, é no sono profundo que o hipotálamo libera o precioso hormônio do crescimento. Memorizamos mais
quando atingimos esse sono profundo e quando sonhamos. As informações captadas ao longo do dia chegam ao hipocampo, região do cérebro onde fica uma substância – a acetilcolina – capaz de receber e guardar temporariamente os conhecimentos. Durante o sono, a acetilcolina permanece
praticamente inativa, uma vez que o cérebro não recebe novas informações. Os cientistas descobriram que, apenas com a acetilcolina inerte, os neurônios conseguem formar uma rede por meio da qual as informações migram à outra região do cérebro, o neocortex; é nela que fica armazenado a longo prazo a memória relativa ao aprendizado.
É durante a noite que seu organismo se organiza e se refaz, preparando-se saudável para o dia seguinte. Por isso, não coma tarde da noite, principalmente coisas pesadas, deixe seu organismo se restaurar por completo, evite que ele perca tempo com seus exageros.
Cabe ressaltar também que não se devem consumir muitos líquidos após o anoitecer, pois ao levantar no meio da noite para ir ao banheiro, seu organismo perde todo o trabalho feito até ali, e tem que começar do zero.
Durante o sono profundo são fabricadas substâncias de alta complexidade; é o caso dos hormônios que regulam o organismo e que entram em ação conforme a necessidade. Quando se dorme mal e pouco se pode considerar sério candidato a ter algumas das doenças ditas modernas: hipertensão, colesterol alto, infarto, síndrome do pânico, gripes constantes, entre outros problemas.
O sono permite a oportunidade de limpeza. Por isso há necessidade de conscientização a respeito de sua importância. Pense no estrago que é feito em seus pulmões, respirando essa fuligem dos caminhões e ônibus que lançam detritos e esse ar imundo e fétido para absorver com muitíssimo sacrifício... Eles conseguem, mas necessitam de condições e ambiente adequado para proceder ao reparo desse órgão fundamental para a nossa vida. E assim acontece com todos os outros órgãos, "destruídos" depois de um dia rigoroso de empenho diante da vida. São bilhões de células necessárias para suprir as que foram mortas.
Tudo tem uma causa em nosso organismo. Quando ele falar, escute atento e vá atrás de suas causas.
O sono é capaz de curar, é capaz de colocar o organismo em absoluto equilíbrio, é a chave da vida, da disposição e do bom humor.
A pessoa que se diz insubstituível, não podendo "perder tempo" nem para dormir bem, será substituída muito antes do que possa imaginar, porque seu organismo obviamente não agüentará.
Para viver é necessário dormir! Ainda não existe uma fórmula milagrosa capaz de compensar as horas de sono. Nossa resistência orgânica é fantástica, pode-se agüentar em desequilíbrio por décadas, mas o preço em nvelhecimento precoce e comprometimento dos órgãos internos é alto demais.
Então... Mãos à obra! Estipule um horário para ir para a cama. O ideal varia entre 9h30min e 10h30min da noite. Elabore o seu dia de acordo com o horário escolhido. Faça de maneira que isso não atrapalhe o seu trabalho e tenha cuidado com a administração desse horário, principalmente nos primeiros meses. Faça-se a pessoa mais importante da vida porque, afinal, você é a pessoa mais importante do mundo.
Outro ponto é não praticar exercício aeróbico depois das 18 horas, pois este tipo de trabalho aumenta a quantidade de estimulantes em sua corrente sanguínea. Depois desse horário, prefira o trabalho muscular localizado, que ajuda a cansar o seu corpo e melhora a qualidade do seu sono. Sempre que possível, desenvolva o trabalho cardiovascular pela manhã. Ele deve ser aproveitado para encher de energia o seu dia.
Tome um banho quente e vista um pijama, faça um pouco de alongamento para soltar sua musculatura. Respire, relaxe e boa noite!
O sono é facilitado pelo horário criado e pelo hábito, e não pelo horário do sono em si.
O homem é o animal do hábito, então procure criar o hábito de deitar-se sempre no mesmo horário.
Todos nós sentimos uma solicitação de sono muito forte ao anoitecer, mas não damos atenção a ela por achar absurdo dormir às 19 h ou às 20 h. Temos outra solicitação por volta das 21h30min e por fim entre 22h30min e 23 h. Durma nessa hora, porque as solicitações vão ficando cada vez mais fracas. É a hora em que o organismo começa a fazer os reparos, quando o fígado e a vesícula iniciam o trabalho de desintoxicação do organismo.
Experimente dormir pelo menos uma vez às 9 h da noite. Escolha um domingo, por exemplo. Faça um alongamento, tome um banho, faça um relaxamento. Tudo deve ser antecipado. Coma nesse dia uma refeição leve, de rápida digestão, para não dormir de estômago cheio. Apague as luzes da casa, acenda velas, coloque música, evite o telefone... Às 9 h atenda ao chamado do corpo e vá para a cama. Não adianta falar: "Vou dormir". Aquiete os pensamentos, concentre-se na respiração, feche os olhos. Você precisa sentir o gosto de uma noite assim para tocar suas emoções e perceber que dormir cedo ou depois da meia-noite faz toda a diferença. Ao acordar,
estará completamente diferente.
Há momentos em que não dá para seguir o mesmo ritmo (aos sábados, por exemplo). Sem problemas. Você poderá dormir às 3 h ou às 5 h da manhã e não fará mal nenhum, porque é uma exceção. É o que fazemos cotidianamente que afeta o nosso organismo.
Não devemos esquecer que o homem é filho do tempo nessa curta viagem que faz do nascimento à morte. Dar-se ao sono, mergulhar em nossa natureza primordial, é render-se aos profundos mistérios que nos cercam, importante declaração de auto-estima. É a prova do amor ou desamor de cada um por si mesmo.
(COBRA, Nuno. A semente da vitória. São Paulo: Editora Senac, 2000.)
(Revista Veja: 21/11/07)

Nenhum comentário: