segunda-feira, 19 de maio de 2008

Futsal Feminino...ainda existe preconceito?

Por amor ao esporte, mesmo passando por dificuldades, meninas não deixam de jogar


Mesmo com grande procura pelo Futsal muitas meninas ainda enfrentam preconceito na hora de praticar o esporte.

O professor de Educação Física Luiz Fernando Borges Daniel, que treina equipes de futsal feminino em uma escola e em uma universidade, ambas particulares, há 15 anos, diz que o preconceito que ainda existe e começa em casa. Segundo ele, muitas meninas insistem muito aos pais para poderem treinar. "Além disso tem a questão da falta de incentivos e patrocínio para as equipes femininas do Estado, que muitas vezes deixam de viajar para participarem de competições por falta de dinheiro", comenta.

E as atletas...

Desde os quatro anos de idade, Rochelle Karoline de Arruda, 11 nos, que cursa o 7º ano do Ensino Fundamental em um colégio particular da Capital, joga futebol. Ela começou jogando com os meninos, chegou a participar de campeonatos, mas de uns meses para cá vem treinando em uma equipe feminina. Rochelle diz que gosta de jogar futsal e que são seus pais a apóiam. "Meu pai é um dos meus maiores incentivadores", afirma, mas entende que sua realidade não é muito comum entre as colegas.

Mesmo treinando com meninas mais velhas, ela não deixa a desejar. A pequena atleta ainda não participou de nenhum campeonato com a nova turma de treinamento, mas aguarda ansiosamente.

Foi com a atual idade de Rochelle, 11 anos, que a acadêmica do 7º semestre de Engenharia da Computação, Thaiane Lima Lopes, hoje com 21 anos, iniciou sua trajetória no futsal. A atleta que faz parte de uma equipe adulta de uma universidade particular diz que, além de gostar do esporte, ainda recebe uma bolsa acadêmica, o que a incentiva ainda mais. Thaiane também comenta que já foi alvo de preconceitos, já que muitos, na sua opinião, acreditam que só pelo fato de jogar futebol a menina seria lésbica.

por ISABELA FERREIRA
http://www.educacaofisica.com.br/noticias_mostrar.asp?id=4188

Um comentário:

rayza disse...

Eu comecei a jogar com 6 anos e em casa tinha muito esse preconceito,minha mae nao gostava que eu jogasse e eu ia p educaçao fisica mais nenhuma menina jogava e eu pedia p os meninos deixa eu jogar eles nao gostava muito porque era mulher,fui jogando com eles e eles foram vendo que eu tinha jeito entao todos meninos queria que eu jagasse com eles depois.Eu cheguava toda roxa em casa minha mae brigava muito mais a minha vontade de jogar bola era tanto que eu nao desisti.
por motivos de familia tive que mudar p outra cidade e comecei a estudar em outra escola e la nessa escola tinha time de futsal feminino fiquei muiti feliz comecei a jogar nao foi facil mostra que eu podei me destaca mais meu sonho era ser capitã entao comecei a jogar de verdade pasaram se tempos e fui capitã do melhor time da minha cidade e tenho orgulho de dizer que jogo bola.
mais sofri muito por jogar bola em casa e fora tinha muito preconceito,tinha que chorar p poder ir ai minha mae ficava estreçada e deixava eu ir mais nem sempre eu ia,perdi muito campeonatos.
por eu morar em rondonia nao tive a oportunidade de jogar em times grandes porque aqui Meninas que jogam bola só joga por amor a futbol mesmo.
eu Rayza tenho orgulho de jogar :)