segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Tendências de Academias

Não é à toa que as academias de ginástica estão sempre inventando novidades. Mesmo quem gosta de se exercitar sabe que uma hora a rotina enjoa e é preciso variar. As mudanças podem ser tão simples quanto permitir que você ouça seu tocador de MP3. Ou inovações como incluir jogos na grade de aulas. Até o ano passado, videogame era brincadeira de sedentário. Mas a Nintendo fez o jogador suar com o Wii Sports e o Wii Fit, que só funcionam se o corpo inteiro se movimentar. O sucesso foi tamanho que o Wii foi parar na academia.

Há três meses, a Upper Academia, no Rio de Janeiro, mantém uma aula chamada Wii Fitness, em que os alunos jogam e o professor orienta sobre a postura e os movimentos. Há duas semanas, a Activa, de São Paulo, transformou duas de suas bicicletas ergométricas em um jogo competitivo – que obriga o jogador a pedalar. Bastou conectá-las a um PlayStation e a uma TV usando um acessório chamado Body Racer para os alunos (especialmente os homens) passarem mais tempo no aquecimento pré-musculação. “A idéia é manter o aluno motivado”, diz Silvio Luiz Dejean, dono da Activa. O equipamento simplificou o que já fazia o Game Bike, bicicleta com jogo que bombou há cerca de três anos. A diferença é que ele custa R$ 450 e pode ser instalado naquela velha bicicleta (ou esteira) de casa que virou cabide.

Também há novidades mais, digamos, calmas. Desde a semana passada, a Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo conta com uma sala de musculação silenciosa. O projeto da Movement, que detém a patente, é manter as anilhas e placas de ferro longe dos esportistas. Com design caprichado e controle eletrônico com tela sensível ao toque, as máquinas ficam separadas das torres de peso por uma parede. Nas academias mais badaladas, a tendência é a convergência, e não só digital. Além de esteiras equipadas com TV, entrada USB para pen drive com dados dos exercícios e leitor de iPod, estão aparecendo aparelhos que trabalham várias partes do corpo de forma integrada.

Nenhum comentário: