quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Metade dos brasileiros não pratica atividade física.

Em tempos de Olimpíadas, o esporte virou notícia. Momento ideal para se refletir sobre os benefícios da atividade física. Embora seja de senso comum que o esporte faz bem à saúde quando bem orientado, o número de praticantes ainda é pequeno no país. Segundo uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, metade dos brasileiros não pratica atividade física. O estudo foi feito com 2.012 pessoas entre os 18 e 70 anos e revelou que os homens se exercitam mais do que as mulheres: 60% contra 41%.
A caminhada ou a corrida, ao lado do futebol, é o esporte preferido por 26% dos homens. Entre as mulheres, ela lidera absoluta: tem 31% das preferências. Para o professor de Educação Física da UFMA, Zartú Giglio, o sedentarismo aliado à má alimentação pode provocar sérios danos à saúde, principalmente em relação às doenças cardiovasculares. "Ao longo da vida, a falta de atividade física, principalmente a de natureza aeróbica, predispõe o organismo ao risco de doenças, considerando que o esporte regular fortalece o sistema imunológico”, comenta o professor.
Segundo o professor, o organismo tende a se debilitar com o passar dos anos. "Ao longo da vida há um acúmulo dos malefícios causados pela má alimentação e, por conseguinte ocorrerá a fragilização do organismo", afirma. A pesquisa da SBC foi publicada pela Folha de São Paulo no início do mês. O estudo aponta ainda que o índice de sedentarismo aumenta conforme a pessoa envelhece: enquanto que 39% dos brasileiros, entre 18 e 24 anos, não praticam atividades físicas, 57% dos idosos, entre 60 e 70 anos, levam uma vida sedentária.
E você, se encaixa onde?

2 comentários:

Unknown disse...

Olá,

Estou entrando em contato novamente para me colocar à disposição ao esclarecimento de dúvidas referente ao e-mail que enviei no dia 08/08/08, tratando da Parceria Comercial entre o Site Educação Física Energia com a HOTWords.

Qualquer dúvida ou maiores informações, por favor, entre em contato comigo.

Abraços,
Stephanie Sarmiento
------------------------------
smarques@hotwords.com.br
www.hotwords.com.br
------------------------------
Phone: 11 3178 2514

Vânia Almeida disse...

PASSANDO AQUI PRA DESEJAR MUITA PAZ HOJE.
ABRAÇOS
VANIA ALMEIDA