segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Culto ao Corpo! mas, muito além da estética

O exercício, mais do que nunca, está na ordem do dia. Todo mundo quer, agora, entrar em forma custe o que custar. As academias estão sempre cheias, com computadores programados para definir os músculos rapidamente. O problema é que a maioria não se preocupa em fazer uma rigorosa avaliação clínica e funcional dos alunos. A malhação indiscriminada, além de ineficaz, pode causar graves danos à saúde. Exercícios bem orientados melhoram o condicionamento, trabalham o corpo e ajudam na recuperação de problemas musculares e neurológicos. Mas qualquer atividade física, individual ou coletiva só traz benefícios se se levar em conta o ritmo e a resposta de cada pessoa ao trabalho corporal.
Se por um lado o modismo da ginástica estimulou o saudável hábito de exercitar o corpo; por outro, trouxe a obsessão de entrar em forma a qualquer preço. Em nome da estética, muitos excessos são cometidos. Existem muitos conceitos errados sobre exercícios, a começar pela nomenclatura. Por exemplo, a ginástica da moda, a aeróbica. O nome correto, conforme ensinam os livros de biologia, é aeróbia. Mas a função básica de atividades físicas como a aeróbia é melhorar a capacidade dos sistemas circulatório e respiratório, tonificando os músculos e aumentando o rendimento do metabolismo energético do organismo. Para obter resultados, deve-se estabelecer as freqüências cardíacas individuais básica e máxima, esta última medida em testes ergométricos (bicicleta ou esteira) por médicos desportivos. As respostas orgânicas serão obtidas com tempo mínimo de atividades físicas (correr, marchar, andar de bicicleta, nadar, ginástica), de 20 a 50 minutos, dependendo da intensidade da freqüência cardíaca, que deve variar entre 80% e 90%, da freqüência máxima. É muito importante, antes de iniciar qualquer atividade física regular, fazer um exame médico completo, de preferência, realizado por um médico de desporto. Além disso, para quem já passou dos 35 anos, geralmente se pede uma ergometria. Epara mulheres que se aproximam da menopausa, uma densiometria, para avaliar a densidade óssea e controlar a evolução da osteoporose (diminuição do tecido ósseo). O exercício muscular, com intensidade adequada, ajuda na prevenção da osteoporose. Depois dos exames médicos, deve-se realizar ainda uma avaliação funcional. O ideal é submeter a pessoa a uma bateria de testes de pista e campo, incluindo a verificação do equilíbrio, coordenação e potência muscular, conhecidos como teste de força. Além de testes abdominais específicos, já que o abdome é uma das regiões importantes para a manutenção da saúde. Desse modo, pode-se obter um diagnóstico de idoneidade física, isto é, um perfil de aptidão física e individual, a partir do qual cria-se um programa específico, de acordo com os objetivos. Ao elaborar esse programa, além das condições físicas, tem-se que levar em conta as características individuais, como peso, estatura, idade e sexo. Outro ponto que merece muita atenção: toda sessão de ginástica deve ter três etapas, começando pelo aquecimento seguido da aula praticamente dita terminando com o arrefecimento, ou seja, o desaquecimento, volta à calma.
Não se pode deixar também de considerar as limitações da saúde. O step, por exemplo, está simplesmente proibido para quem tem problemas articulares, pressão alta e obesidade por exigir grande esforço, com risco de provocar uma crise hipertensiva ou sobrecarregar as articulações. Quem sofre de reumatismo e artrose deve se exercitar dentro da água para evitar sobrecarga nas articulações. A hidroginástica é indicada também para pessoas com distúrbios vasculares, para idosos, gestantes e os que precisam recuperar os movimentos, como hemiplégicos e paraplégicos. Isso porque a água diminui o peso corporal, tornando o exercício mais fácil. Ocorre que, muitas vezes, os alunos se exercitam com água apenas pela cintura. Quando isso acontece, a vantagem de tornar o exercício mais suave deixa de existir. Isto não é hidroginástica, mas, sim, ginástica molhada. A hidro também produz bons resultados para atletas. Basta aumentar a resistência da água, empurrando-a, por exemplo, com palmilhas, o que torna o exercício muito intenso. A ginástica também é indicada para quem sofre de osteoporose. Já os exercícios com peso, ao contrário do que muita gente pensa, são melhores que os exercícios em máquinas conjugadas. Até mesmo pessoas com mais idade podem fazer musculação, desde que os exercícios e as cargas sejam adequados (pesos mais leves e ritmo mais suave), e a atividade seja executada sob supervisão técnica.
O fato é que a atividade física é imprescindível para a recuperação dos movimentos em pacientes com doenças neurológicas, principalmente em casos de hemiplegia (paralisia de um dos lados do corpo, em conseqüência de Acidente Vascular cerebral (AVC), traumatismo cranioencefálico, e de monoparalisia (diminuição da força do movimento em um só membro). Os exercícios, com aparelhos ou não, visam melhorar a coordenação neuromuscular. No caso de hemiplegia, recomenda-se andar à beira d’água. Quando há perda de movimento e o paciente não consegue levantar o braço, por exemplo, a hidroginástica funciona bem, mas a pessoa que precisa recuperar ou aumentar a força muscular deve fazer exercícios com pesos. Quanto mais cedo o paciente começar a se exercitar, melhor e mais rápida será a recuperação dos movimentos.

3 comentários:

Stephanie disse...

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Vânia Almeida disse...

Oi,
Passa no meu blog e faz o teste que coloquei lá.Dêem suas suegestões.
bjos
Vânia

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