quarta-feira, 18 de junho de 2008

Esportes e Tecnologia

Camiseta avisa atleta quando é hora de tomar água...

Sensores detectam informações a partir do suor do usuário. Uma empresa na Suíça promete lançar, nos próximos meses, um tecido capaz de identificar os níveis de água e de alguns nutrientes no suor do atleta. Os sensores conseguem alertar um tenista, por exemplo, que é hora de dar uma pausa e tomar água.

O tecido da Biotex tem fios que atraem o suor para áreas específicas, onde estão pequenos sensores que fazem a medição do nível de sódio, potássio e a acidez do suor. A análise é feita em tempo real e transmitida, sem fio, para diversos tipos de equipamentos eletrônicos. A idéia é que atletas utilizem relógios capazes de receber estes sinais sem fio – da mesma forma que já é feita com monitores de freqüência cardíaca.

– Quando você está dirigindo um carro, você precisa observar o medidor do tanque de combustível. Em atividades esportivas, as informações ajudam o atleta a saber se é hora de acelerar ou descansar um pouco – afirma Jean Luprano, coordenador do projeto.
Segundo o G1, os próximos passos da empresa são a criação de sensores capazes de ajudar diabéticos e obesos a controlarem a alimentação.

fonte: www.g1.com.br

Nenhum comentário: