segunda-feira, 2 de junho de 2008

Esporte: santo remédio para doenças crônicas


Até pouco tempo atrás, a maioria dos médicos tinha receio em deixar seus pacientes praticarem ginástica e outros exercícios. Agora, estudos comprovam que eles não só melhoram a resistência e o bem-estar de doentes físicos e mentais, como contribuem para reduzir as chances de morte por problemas do coração.

A importância da atividade física para melhorar a saúde e o bem-estar torna-se cada vez mais evidente. O que poucos têm conhecimento é da importância do exercício na cura de doenças crônicas e no alívio de seus sintomas.

Artrite reumatóide, esclerose múltipla, Mal de Parkinson, insuficiência cardíaca congestiva ou osteoartrite também podem ser amenizadas com exercícios. A fisioterapeuta e professora da Universidade de Nova Iorque, Marilyn Moffat, ressalta que pessoas que já apresentam estas doenças têm sua habilidade para enfrentar os problemas de saúde aumentada, graças à atividade esportiva.

Exercícios aeróbicos, por exemplo, ajudam a diminuir a pressão sangüínea em pessoas hipertensas e melhoram a circulação periférica em pessoas que apresentam problemas nas articulações e dores constantes. Uma simples caminhada pode ser essencial para uma melhor qualidade de vida desses pacientes.

Problemas físicos também podem ser contornados com esportes específicos. A fisioterapeuta lamenta que a maioria dos pacientes com problemas no joelho, por exemplo, evite praticar atividades por medo de piorar a lesão e por desconhecerem a importância do exercício para o tratamento do problema.

Até depressão pode ser combatida com um pouco de movimento. A nutricionista e personal trainer Natalie Digate Muth também enfatiza o benefício da ginástica para pacientes depressivos. Ela afirma que as atividades aumentam o convívio social e que a endorfina produzida pelo nosso organismo durante o exercício mantém um bom humor.

Nenhum comentário: