quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Músculos de Plástico

Não é de hoje que os homens assumiram sua preocupação com a vaidade. Mas eles não ficaram satisfeitos apenas em abrir espaço na prateleira do banheiro - antes ocupada apenas pela espuma de barbear - para uma série de cosméticos e produtos voltados aos tratamentos estéticos. O público masculino já divide com as mulheres o interesse por próteses de silicone para ressaltar a musculatura, normalmente esculpida com suadas horas de malhação.

Terceira maior fabricante de prótese de silicone do mundo, a brasileira Silimed notou essa tendência e já lançou no mercado próteses para o peitoral masculino. Criado para tratar pessoas com síndrome de Poland - doença que impede o desenvolvimento dos músculos do peito -, esse modelo de prótese já está sendo usado para fins estéticos. E as novidades não param aí.

Segundo Margaret Figueiredo, diretora da Silimed, o interesse masculino promete criar uma nova demanda. "Alguns médicos já estão fazendo cirurgias para ressaltar o bíceps usando implantes pequenos de panturrilha. Se o mercado pedir muito, talvez apareça uma prótese específica para o braço", revela.

Margaret lembra que o desenvolvimento dessas novas próteses teve orientação médica e é resultado de pedidos dos próprios cirurgiões. "Os homens estão muito mais interessados em cirurgia plástica hoje do que antigamente, seja lipo, implante de cabelo, lifting. Então, por que não o implante peitoral?"

ComodidadeSem tempo para freqüentar uma academia como gostariam, os gêmeos Roberto e Maurício Martins aderiram às próteses em 2002 e não se arrependem. "Tínhamos certeza do que realmente queríamos. E pesou a decisão de não usarmos anabolizantes para obter esse resultado", explica Roberto, que também se submeteu a uma bioplastia, técnica que injeta metacrilato - um tipo de acrílico - para remodelar os contornos da face.

O interesse masculino pelas próteses estéticas provoca polêmica. Para alguns médicos, é apenas uma desculpa para se livrar da atividade física. Para outros, os implantes são uma alternativa à malhação. "Qual é a perspectiva de uma prótese num peito envelhecido? Será que isso estará bom daqui a alguns anos?", reflete Ithamar Stocchero, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).Já o também cirurgião plástico Luiz Haroldo Pereira não vê problemas nessa demanda. "Colocada atrás do músculo, a prótese faz com que o peito adquira um aspecto malhado, como se ele tivesse passado anos na academia. Com a vantagem de que não murcha".Para o médico Hans Arteaga, esse novo "modelo" de prótese não vai provocar uma corrida dos homens aos consultórios e aposta na velha musculação. "Em alguns casos específicos de atrofia ou falta do músculo, considero o procedimento viável. Mas sou fanático por esportes e sei que, com atividade física constante, o resultado é atingido em um curto espaço de tempo"

Nenhum comentário: