O mercado está em constante transformação e, por isso, é preciso estar
atento as suas novas exigências. Quando pensamos nas características que as
grandes empresas buscam em um bom profissional, por exemplo, podemos notar que
houve uma grande mudança de referencial nos últimos anos. Se antes o desejado
era aquela pessoa com alto grau de conhecimento técnico, que produzia muito em
pouco tempo, hoje o mais buscado é o profissional que também administra as suas
emoções de maneira inteligente e ainda consegue alcançar bons resultados.
As novas gerações apresentam uma grande similaridade entre no que diz respeito à sua formação técnica. Muitos já possuem graduação, pós-graduação e MBA por volta dos 28 anos, mas ainda continua difícil encontrar quem sabe controlar suas emoções em busca de objetivos pessoais que estejam alinhados aos interesses da empresa. Isso é um ponto fundamental no processo de desenvolvimento e aprimoramento profissional de um indivíduo.
As novas gerações apresentam uma grande similaridade entre no que diz respeito à sua formação técnica. Muitos já possuem graduação, pós-graduação e MBA por volta dos 28 anos, mas ainda continua difícil encontrar quem sabe controlar suas emoções em busca de objetivos pessoais que estejam alinhados aos interesses da empresa. Isso é um ponto fundamental no processo de desenvolvimento e aprimoramento profissional de um indivíduo.
Um indivíduo emocionalmente inteligente consegue mobilizar suas emoções
estrategicamente para alcançar suas metas. Para isso, ele consegue reconhecer,
aceitar, escolher e gerenciar o que sente durante as mais diversas situações.
Conheço muitas pessoas que deixaram de alcançar melhores cargos por terem
perdido o equilíbrio em determinado momento. Quem nunca teve vontade de mandar
tudo para o ar? Acredito que a maioria de nós. O importante é saber que isso
pode nos aliviar na hora, mas será que não trará problemas depois?
O ser humano é racional e emocional, invariavelmente e ao mesmo tempo.
Por isso, quando alguém dizer que você precisa ser mais isso ou aquilo tome
cuidado. Costumo ilustrar essa situação da seguinte maneira: imagine um goleiro
que vai defender um pênalti sem um dos braços. Impossível, não é? O mesmo
aconteceria com uma pessoa que eliminasse a razão ou a emoção de seu dia a dia.
Precisamos buscar a harmonia e quanto mais a razão trabalhar com a emoção, mais
força e potencial a pessoa terá. Em momentos de tensão, de desafios e de
crises, as emoções são colocadas a prova e solicitadas para contribuírem com
ações racionais que levem a busca de oportunidades e gere desenvolvimento.
A atual crise financeira é um exemplo de situação que exige muito
controle emocional. Por conta de um movimento de mercado, até alguns meses
atrás a bolsa de valores era tida com um ótimo lugar para aportar
investimentos. Por isso, muitas pessoas acabaram comprando papéis por impulso,
sem estudar suas ações ou estabelecerem qualquer tipo de planejamento. Com as
quedas vertiginosas das bolsas em todo o mundo, os investidores impulsivos
estão sofrendo muito mais do que aqueles que sabiam o que estavam fazendo. Isso
nos deixa claro que, por mais assertivas que possam parecer no curto prazo, não
podemos tomar atitudes pautadas apenas pelo "calor do momento".
A inteligência emocional pode ser desenvolvida, por meio de trabalhos
que envolvem algumas competências do indivíduo, ou seja, características
mensuráveis que diferenciam o nível de desempenho de uma pessoa em determinada
situação. Durante meus trabalhos, procuro me basear nos programas de Coaching
desenvolvidos por Daniel Goleman. Por isso, costumo trabalhar cinco áreas
distintas:
- Eu me conheço - É a área do
autoconhecimento, a sinceridade que cada um tem consigo mesmo para avaliar
as suas habilidade de maneira verdadeira, abrindo-se para feedbacks, para
reconhecer como as suas emoções afetam seu desempenho e a ligação entre o
que pensa, sente e sua maneira de agir. Pare alguns minutos antes de
enfrentar um desafio que gere alguma tensão emocional e pergunte-se: Qual
é a emoção que estou sentindo neste momento? Como eu posso pensar e agir
diferente nesta situação?
- Eu me gerencio - Aqui busco trabalhar o
autocontrole, que permite a pessoa pensar antes de agir, conseguindo,
assim, administrar seus impulsos para não explodir e depois se arrepender.
Ter a capacidade de adaptar-se as situações para alcançar um objetivo,
além de flexibilidade e foco em momentos de pressão são exercícios do
auto-gerenciamento. Tenha sempre um objetivo em mente e pense quais seriam
os passos para alcançá-lo. Pergunte-se freqüentemente: Qual comportamento
construtivo eu posso ter agora para alcançar meu objetivo?
- Motivação - Os indivíduos têm um
propósito, um motivo para agir. Estar pronto para agarrar as
oportunidades, superar os obstáculos e aprender com eles para seguir em
frente é muito importante. Saiba que o fracasso é um julgamento em curto
prazo e trabalhe constante e incessantemente em busca de resultados
positivos. Mobilize pessoas para alcançar a realização. Uma pessoa
motivada é sinal de iniciativa e persistência. Reflita: suas decisões são
motivadas pelo medo de perder ou pela esperança de ganhar? O que você
precisa fazer para alcançar seu objetivo?
- Eu conheço os outros - Aqui peço para as pessoas
olharem para suas equipes e para as pessoas ao seu redor. É preciso
mostrar sensibilidade a perspectiva alheia, buscar maneiras de conquistar
a confiança e aumentar o nível de satisfação dos outros. Enxergar as
diferenças como oportunidades de desenvolvimento faz toda a diferença.
Nesta área se avalia a capacidade de se colocar no lugar do outro,
compreendê-lo e entender verdadeiramente o que se passa com ele. Faça uma
lista das qualidades, talentos e dificuldades das pessoas ao seu redor.
Identificar as pessoas que tem poder e influência nos relacionamentos com
a sua equipe pode ajudar no seu próprio posicionamento. Pense também nas
idéias pré-concebidas que você tem do seu chefe, clientes e liderados;
- Eu gerencio os outros - Aqui exercitamos a
liderança situacional, gerenciamos conflitos, colaboramos e trabalhamos em
equipe, construímos alianças e desenvolvemos os outros. Nesta área pode-se
observar a capacidade de lidar com pessoas difíceis. Desafiar o status
quo, ou seja, a maneira como as coisas são é uma forma de avaliar como
você gerencia os outros. Aproveite para refletir sobre algo importante que
deseja comunicar e se pergunte: O que é mais importante nesta mensagem
para mim? E para os outros? Pense, ainda, se existe uma melhor maneira de
dizer o que deseja.
Invista em atividades que possam lhe trazer maior equilíbrio emocional,
pois isso é valorizado em todas as empresas, ainda que em alguns lugares essa
característica receba nomes e descrições diferentes, como "uma equipe com
iniciativa", "um líder que alcance resultados e que gerencie crises e
processo de mudança". Estamos falando de pessoas com a capacidade de
melhorar os relacionamentos dentro do ambiente de trabalho, o que, por sua vez,
irá gerar melhores resultados.
* Carlos Cruz atua
como Coach Executivo e de Equipes, Conferencista em Desenvolvimento Humano e
Diretor da UP TREINAMENTOS & CONSULTORIA.
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