segunda-feira, 6 de julho de 2015

Exercício físico beneficia vestibulandos, dizem especialistas

Com quase quatro horas diárias diante dos livros, o 2014 de vários vestibulandos do Brasil, gira em torno de matemática, química, física, português, literatura, biologia e geografia. Há um ano e meio a estudante Fabiele, persegue uma vaga para Psicologia, não resistiu à pressão da intensa vida de vestibulanda e encontrou na atividade física uma fuga para a rotina maçante.
A medida adotada por Fabiele Karol de Oliveira, 19 anos, é recomendável. Professores, educadores físicos e psicólogos afirmam: a prática de atividades físicas e os estudos não são só conciliáveis como elementares no dia a dia dos vestibulandos. Além de driblarem o estresse causado pelo foco ininterrupto nos livros, são caminho eficaz para o relaxamento muscular e o estímulo a aspectos cognitivos que podem afetar diretamente no desempenho da preparação para a UFRGS.
– Vários pontos são importantes. Um deles, que já está comprovado, é que exercícios físicos estimulam a (boa) condição da memória, fazem a pessoa estudar com mais gás e colocam para fora aquilo que preocupa – analisa o psicólogo Fernando Elias José, que acredita ser importante o estudante incluir em sua rotina um período para “extravasar”.
– Além de beneficiar o corpo, o vestibulando vai encontrar pessoas que não estão envolvidas com aquele concurso. Vai dar uma arejada, uma espairecida na rotina que envolve somente gente que está estudando. Também vai melhorar o sono e diminuir o nível de irritabilidade – pontua José.
Para o educador físico Márcio Soares, corpo e mente andam juntos, e um não adquire saúde plena sem auxílio do outro.
– Nesta época do ano, de muito estudo, os exercícios ajudam a melhorar a circulação sanguínea, a frequência cardíaca, a sair do foco do estudo para trabalhar o corpo e alongar. Eles liberam betaendorfinas e outros hormônios que dão a sensação de bem-estar. Se tu estiveres bem com teu corpo, tu vais estar bem com a tua mente. – explica Soares.
Muitos vestibulandos acostumam-se a passar um ano inteiro percorrendo um único itinerário: do cursinho para casa e da casa para o cursinho – o roteiro ainda pode incluir a escola, “para variar”. Por isso, a prática de esportes coletivos é um antídoto recomendável contra a reclusão social. Exercitam habilidades mentais, como superação, concentração e controle da ansiedade, estimulando a velocidade de raciocínio por meio de uma atividade prazerosa.


Erguer peso por um vestibular mais leve

Sempre renegadas por Fabiele Karol de Oliveira, as atividades físicas ganharam espaço em sua rotina em 2013, quando a vestibulanda passou a frequentar a academia três vezes por semana. Desde então, ela encara os livros com menos temor e se sente mais tranquila quando pensa no vestibular da UFRGS de 2015.
– Fico muito nervosa na preparação para o vestibular, e ir à academia acaba sendo relaxante. É bom para sair da pressão, para não ficar só estudando e acabar morrendo na praia – acredita.
Hoje, o peso por um concorrido lugar nas universidades públicas é divido com o das placas de ferro fundido que ergue quando malha. Há dois anos, a saúde da estudante sofreu um revés assim que ela se formou no Ensino Médio.
– Em 2012, acabei ficando depressiva, e meu psicólogo achava que era por causa da pressão do vestibular. Só frequentava o cursinho mesmo, e isso me prejudicou – conta Fabiele.
Quatro horas por dia de estudo, com um intervalo de uma hora, formam a receita encontrada pela jovem para não retirar o foco prioritário do conteúdo exigido pela UFRGS – mas sem enlouquecer com ele. Uma maneira de extravasar, colocando o corpo e a mente em funcionamento.
– É fundamental dosar o tempo de estudo. No final de semana, estudo somente no domingo, no sábado eu prefiro relaxar. Não posso deixar minha rotina cansativa – explica Fabiele.


Quatro caminhos, muitos benefícios

Entre aulas, provas simuladas e leituras obrigatórias, há tempo para a prática de exercícios. Confira alguns exemplos e os benefícios que podem trazer ao corpo do vestibulando que os pratica:
- Exercícios aeróbios, como corrida e natação, podem ser praticados durante 30 minutos, três vezes por semana, em dias intercalados. Entre seus benefícios, estão alívio da ansiedade, controle da pressão arterial, condicionamento cardiorrespiratório, redução de estresse e melhora da circulação.
- Esportes coletivos estimulam o raciocínio rápido e a liderança, além de distraírem o candidato da desgastante rotina dos livros. Não é porque começou a se preparar para o vestibular que deve cortar o sagrado futebol da semana.
- Exercícios anaeróbios, como musculação, exigem o controle da respiração e tranquilidade para executar o movimento perfeito e erguer a carga proposta pelo personal trainer. São práticas de alta intensidade e curta duração, não tomando muito tempo na rotina dos vestibulandos.
- Lutas também são uma boa alternativa para escapar do dia a dia de estudos. Como pedem concentração, força e disciplina, podem facilmente retirar o foco no vestibular e ajudar o candidato a relaxar. 


Matéria publicada pelo site CONFEF 

Nenhum comentário: