quarta-feira, 29 de julho de 2015

Estudo diz que exercício físico retarda o crescimento do tumor

Atividade física provoca melhorias significativas na quantidade e funcionalidade dos vasos sanguíneos ao redor de tumores — o que significa que há melhora do fluxo de oxigênio e, por consequência, o retardo no avanço do câncer.




Cientistas da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, descobriram que exercícios retardam o crescimento de tumores. Eles explicam que a atividade física provoca melhorias significativas na quantidade e funcionalidade dos vasos sanguíneos ao redor de tumores — o que significa que há melhora do fluxo de oxigênio e, por consequência, o retardo no avanço do câncer.
Em testes em ratos, os tumores de animais ativos fisicamente encolheram significativamente mais do que em roedores sedentários.
Os pesquisadores utilizaram dois modelos diferentes de células de câncer de mama e as implantaram em ratos. Os animais foram divididos em dois grupos: uns corriam em uma roda e os outros eram mantidos sedentários.
Os roedores ativos registraram quantidade de morte de células cancerígenas 1,5 vezes maior do que os sedentários. Submetidos a quimioterapia, os tumores dos ratos que praticavam esforço físico também cresceram com menor intensidade em comparação com o outro grupo.
— Não poderia ter imaginado que exercícios são tão eficaz contra o câncer como verificamos”, disse um dos autores, Mark W. Dewhirst.

Matéria publicada pelo site Zero Hora

Um comentário:

Unknown disse...

Ótima máteria. Infelizmente os profissionais e estudantes de educação física ainda são visto com mals olhos por alguns, o que é uma pena. Somos fundamentais na sociedade atual, tanto quanto um médico ou engenheiro. Com isso de sedentarismo, obesidade e doenças relacionadas a falta de atividades físicas, temos fundamental importância para fazer com que isso venha diminuir. O profissional de educação física não é só para ensinar jogar futebol ou volêy não. Somos profissionais capacitados para ajudar muita gente a alcançar uma melhor forma física e consequentemente melhor saúde e qualidade de vida.