terça-feira, 27 de outubro de 2009

Entendendo as passadas na corrida

Descrição da Corrida: A corrida é descrita como um movimento cíclico das fases de contato com o solo e oscilação sucessivamente. A força vertical desse movimento é absorvida pelos pés, pernas, coxas, pelve e coluna. Ela representa 2 vezes o seu peso corporal no trote e 4 vezes o seu peso corporal nas corridas de velocidade. A base da corrida encontra-se nos pés que, além de absorver a maior parte do impacto, dão equilíbrio dinâmico ao resto do corpo, impulsionando-o para frente.
Entendendo a passada: A passada deve começar no calcanhar, absorvendo a maior parte do impacto com o chão, passa pela rolagem (que apóia a parte do meio do pé e continua o trabalho, distribuindo a carga corpórea - indicada pelo caminho das setas na figura ao lado) e termina com o desprendimento dos dedos, que impulsionam o corpo. Quando essa mecânica é feita de forma diferente, todo o peso do corpo é transferido negativamente para os joelhos, quadris e coluna. Para o corredor, é difícil perceber sozinho o erro na técnica da passada. Fique atento quando começar a perceber dores localizadas; desgastes em partes concentradas na sola do tênis.
Tipos de pisada: A maneira como o pé toca o calcanhar e "rola" pelo chão, até impulsionar o corpo com o auxílio dos dedos é o que diferencia os três tipos básicos de pisada.
a) Pronadores: tendem a começar o movimento pela parte interna do calcanhar, apoiando-se na borda interna do pé e concentrando impulso na área do dedão. Geralmente pessoas com pé chato realizam este tipo de pisada e necessitam de tênis com estabilidade para correr.
b) Supinadores: tendem a apoiar a parte externa do calcanhar com mais intensidade, seguindo o movimento pela borda externa do pé e concentrando o impulso nos últimos dedos. Ocorrem geralmente em quem tem pé cavado e necessitam de tênis com amortecimento para treinar.
c) Neutros: a pisada começa no calcanhar, o pé percorre o solo de modo mais uniforme e o impulso é dado pelo apoio dos três primeiros dedos.
Dicas para desenvolver maior consciência corporal: É importante que, antes do início de qualquer treino, você reserve alguns minutos para perceber como está sua passada. Faça esta análise no começo e no fim da corrida e perceba se o cansaço influencia nos movimentos. Tente ainda sentir como o seu pé chega ao chão, que partes dele tocam o solo na rolagem e se o seu antepé está fazendo o trabalho de alavanca.
Importante: Correr sem o tênis adequado pode ser prejudicial ao seu desempenho, desmotivá-lo e fazer com que você desista de seu treino rapidamente. Por isso, antes de sair "desbravando" as pistas de corrida de sua cidade, procure fazer um teste de pisada para saber que calçado irá atendê-lo melhor. Em caso de dúvidas, marque uma consulta com um bom ortopedista. Este profissional saberá como orientá-lo melhor a atingir os resultados que você deseja com saúde e sem lesões.
Fonte: Dr. José Felipe Alloza, mestre em ortopedia pela Universidade Federal de São Paulo e médico assistente do Centro de Traumato-Ortopedia do Esporte da Universidade Federal do Paraná. Adaptado por Brena Messias para Proximus Newsletter do Diário de Treino "Adidas Running".

Nenhum comentário: