terça-feira, 14 de julho de 2009

Conheça as diferenças entre a bicicleta horizontal e a vertical




Antes de escolher a bike, veja qual delas combina com sua meta. Enquanto uma enxuga a barriga, a outra define pernas e bumbum. Na academia, elas ficam lado a lado e pinta a dúvida na hora de escolher: chamados de horizontal e vertical, os dois modelos de bikes ergométricas são alternativas para perder peso e definir os músculos das pernas e do bumbum. Mas, de acordo com o estímulo produzido, os resultados mudam bastante. "Os dois tipos de bike são ótimos e o ideal é intercalar as pedaladas", afirma o personal trainer Rodrigo Cintra, especialista do MinhaVida. "Aquela mais parecida com um pedalinho é indicada, principalmente, para os alunos com dores nas costas e com foco no trabalho das coxas, enquanto a bike vertical traz mais agilidade". Na entrevista abaixo, você fica sabendo quais são as vantagens de cada modelo e aproveita o melhor deles para entrar em forma.

Quando as costas ficam apoiadas, que músculos são mais solicitados?
As bikes que promovem maior estabilidade da coluna e dos músculos costais são chamadas bikes horizontais. Elas dão maior segurança para quem possui problemas de coluna e ainda concentram os movimentos nos membros inferiores, ou seja, no quadríceps, no bíceps femoral (posterior da coxa), na panturrilha e nos glúteos.

Que modelo protege mais os joelhos?
Os dois tipos não costumam causar danos aos joelhos, principalmente se o usuário pedalar com a sobrecarga mínima e não exagerar na dose diária de treinamento. O que promove lesões são as limitações e patologias pré-existentes ou o chamado "pedalar no vazio", que ocorre quando o aluno pedala sem implementar nenhuma carga existente no aparelho.

O modelo horizontal cansa mais?
O que vai cansar mais ou menos é principalmente a intensidade do exercício, independente do aparelho. Entretanto, a gravidade atua diretamente na execução e dificulta um pouco mais o exercício realizado na bike horizontal. Já na bike vertical a ação da gravidade auxilia a descida do movimento de pedalar, porém dificulta de forma inversamente proporcional no momento de retorno.

Qual a melhor forma de pedalar para aumentar o rendimento?
O aluno deve estender e flexionar a perna com a mesma intensidade e utilizando a própria força para alcançar mais resultados. O principal erro é só fazer força para estender a perna e usar a flexão como recuperação para o movimento inicial.

A postura é favorecida em qual das duas bicicletas?
Na bike horizontal a postura é favorecida, principalmente no que tange a coluna. Entretanto em qualquer bike, para manter uma postura adequada, é preciso ajustar a posição entre pedais, selim (banco) e guidão. Na posição ideal, os joelhos nunca são completamente esticados e a coluna permanece com uma leve inclinação para a frente, sem forçar a lombar.

O gasto calórico é equivalente nas duas bikes?
O gasto calórico depende diretamente do metabolismo de cada pessoa, associado à intensidade do exercício e ao volume de treino. Para queimar mais calorias, o ideal é prestar atenção no conforto: os objetivos são atingidos mais rapidamente quando você prolonga o treino.

Qual das duas é melhor para o trabalho de glúteos?
Devido à instabilidade natural da bike vertical, por não haver apoio nas costas, o trabalho de glúteos é beneficiado neste tipo de aparelho. Mas as duas opções trabalham esses músculos.

A variação de programas é a mesma nas duas?
Com relação aos programas, existem variações nos aparelhos. Mas elas têm funções de programação iguais ou bem parecidas. É importante ressaltar que bikes ergométricas não são feitas para se pedalar em pé, nem as verticais, nem as horizontais. Para este objetivo existem as bikes estacionárias conhecidas como "bikes de Spinning" ou "Bike indoor", que vemos nas academias de ginástica.

Para ter em casa, qual das duas é melhor?
Aconselhar comprar aparelhos para usar em casa é complicado, pois a maioria deles tende a virar um cabide de luxo para pendurar bolsas e roupas. Além disso, o acompanhamento do profissional de educação física é fundamental, pois existem pessoas que têm algumas restrições de coluna ou de joelho, por exemplo.

Quem treina na academia deve alternar o uso de um e outro aparelho?
Não há necessidade de ficar trocando de um tipo para outro de bike, salvo alguma recomendação específica, que pode variar de caso pra caso. Isso pode ocorrer por fator motivacional, treinos intervalados ou até mesmo por restrições.

Como dificultar o treino em cada um dos aparelhos?
Para dificultar o treino, é importante trabalhar com três variáveis: Velocidade X Intensidade (sobrecarga) X volume (tempo do treino) e com treinos intervalados.

Veja a diferença de...Treinar por mais tempo e com pouca carga: promove o aumento da resistência, melhora o condicionamento físico geral e diminui o percentual de gorduraTreinar por menos tempo e com mais carga: o aluno está trabalhando a força, além de favorecer o aumento do volume muscular nos membros inferiores (principalmente pernas) com o passar do tempo.

11 comentários:

Mãe pensante disse...

olá. Li, li enainda tenho duvidas. Qual é a que trabalha mais a barriga? a horizontal? não consigo decidir na compra!!!
Obrigada.

André Gil disse...

Na verdade para trabalhar a barriga é melhor os exercícios aeróbicos, aí, as duas são boas, tenha atenção apenas a sua faixa de treinamento.

Abraço e obrigado pela visita

pazzina disse...

Professor, a pouco operei uma lesão de labrum no quadril.qual das duas me afetará menos?grato

André Gil disse...

Acredito que por ter apoio nas costas a horizontal seja a melhor, porém, para aliviar o impacto os exercíciona água acredito que sejam melhores por diminuirem o impato.

Espero ter respondido.

Obrigado pela visita e espero que não seja a útima.

Obrigado.

Daniele Hipólito disse...

Tem algum suplemento que auxilie no aumento muscular ou alimentos que vc poderia me indicar, pois estou interessada em entrar na academia e comprar uma bicicleta ergométrica horizontal, abraços e boa noite!!!

André Gil disse...

Daniele,

antes de comprar e tomar algum tipo de suplemento é legal visitar um nutricionista que irá indicar o mais adequado para você.

Quanto aos tipos, faça uma pesquisa ai no blog que fiz uma semana inteira falando de varios.

Obrigado pelo acesso

Abraço

Luh disse...

Estou com dúvidas...

Qual bicileta ergometrica puxa(trabalha) mais á manual ou a elétrica?

Pois fiz academia e na elétrica não tive muito sucesso não sei porque...

André Gil disse...

Olá..

essa eu vou ficar devendo Luh....

Quanto ao exito, experimente falar com o professor e verificar a relação intensidade x volume do treinamento

Tania Anna disse...

Gostaria de comprar uma bicicleta ergométrica horizontal, poderia indicar a que reúne melhor custo benefício.

Obrigada,

Tania

Maria Manoela Porto disse...

Pra ter em casa eu recomendo a horizontal. Não sou profissional nem nada, mas tinha uma esteira e nunca foi cabide, sempre pratiquei. O meu problema era a falta de saco de andar, andar e não sair do lugar... era chato também ficar andando, correndo e assistindo um filme por exemplo. Quando escolhi comprar a bike eu pensei muito nisso, no conforto de poder pedalar de forma estável, confortável numa horizontal. Não há desculpa do banco machucar o bumbum, de estar muito alta, de a bike não ficar estável no chão, enfim. Recomendo a horizontal, muito mais chances de você se beneficiar.

Maria disse...

Pelo que li, poderei deduzir que para perder barriga, será melhor a bicicleta vertical?